segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Português nosso de todo dia!

Como toda teem fashion, adoro jeans e body com design US Top. Pra mim griffe em lay-out clean é um show. Na high society, é o look the best. Uso no Shopping Center ou no meu flat, na cobertura. Só tiro mesmo para o meu sagrado fitness.

Aí, sim, visto meu jogging predileto. Ou então quando vou à praia fazer topless e praticar Windsurf. Mas não o dispenso na hora do rush, pois me dá segurança, quando estou meu down. Só ele e meu walkman, que uso para ouvir as the best dos meus experts em music, meus disk-jóqueis, que têm o maior background.

Meu CD player de high-fidelity é o must. Posso agitar curtindo os big signs, os sampler do tecnopop e high-tech, as big starts, os doubles album e os venerados cults in, sem me esquecer do rap, funk, reggae, hardcore, cover, dancefloor, acid, hip hop dowtown. É mesmo wonderful. Meu day-by-day é sempre assim: waffles no breakfast e close-up em seguida. Passeio com o mouse nos links do meu site hospedado no Google, e faço o meu login no Hotmail, a fim de conferir meus e-mails, ansiosa pra ver os recados dos meus brothers. Faço dowload nos fotologs das superstars e visito alguns blogs interessantes.

Não deixo, é claro, de ver no Orkut os scraps que meus friends deixaram no meu scrapbook e de fazer meus contatos no messenger. Afinal, darling, uma girl para ser in deve estar sempre on-line. Para dar um up, visto minha baby look e meu jeans predileto que comprei na Red and Blue e vou ao Shopping Park Way Bussines Center fazer meu cabelo no Luca´s hair. Aproveito para deixar meu yorkshire no Pet shop “Dogs and Cats”, enquanto faço meu brushing. Algo soft, depois de um shampoo. Prefiro um penteado sem spray. Isso combina mais com o estilo vintage e com black-tie, coisas pra quem gosta de flashs. Ofuscam qualquer black out. Pode até dar status, mas acho meio trash.

Mais tarde, of course, eu vou curtir a nigth no Régine’s, no Sheraton, ou na Hippopotamus, porque ninguém é de ferro. Mas antes não dispenso o cheese burg e um ice-cream do Bob’s. Não quero fazer merchandising, mas os steaks de lá só empatam mesmo com o hot dog do Miro´s Bar, onde agita a galera out hippies, os já não mais inpunks, os stars yuppies. Quando não posso, peço ao office boy da Cyber Vision International, onde meu pai é CEO, para buscar. É tranqüilo. Nem é preciso cash. Posso pagar sem sair de casa, usando o auto-service no Bankfone, ou pela Internet com meu Bluecard Gold, feito exlusivamente para clientes VIPs como eu.

Mas, no happy hour eu curto mesmo é tomar um drink: um hi-fi, ou um Blended Scotch Whisky on the rocks. Agora, para curtir um weekend, prefiro ir a um drive-in, e antes passar no Drive thru do Mc Donald`s para devorar um Milk shake, ou mesmo um Sunday com marshmallow. Outra pedida é ir ao clube jogar tênis: games, set, mach point. Tudo de bom!

Só não curto muito é quando chove. Que alternativa: ficar em casa assistindo a TV. Relax total no puff do home-theater para conferir a pole position, o gride de largada da “Fórmula Um”, os melhores no ranking e ainda quem são as tops models do momento, com seus big books. Comer em self-services! Nem pensar! Isso é coisa para os mais out. Ainda bem que inventaram os Disk tudo. O Delivery do Fast food tem sido o boom do momento. Não perco a oportunidade de pedir um Cheese bacon, ou um Cheese egg. Pode ser também um China-in-Box. Nessa hora não penso em nada ligth, ou diet.

Deixo para queimar as calorias pedalando minha Mountain bike, ou andando de skate. Difícil mesmo é encarar a segunda-feira. Oh! Dia cruel! Já no hall do colégio encontro a teacher de Inglês, com seu note book black, sacolejando na sua superbag trash. Aquela insuportável: parece uma Drag queen, com um imenso air bag, ensaiando uma performance pra deixar qualquer aluno dow. Detesto essa matéria. Ainda bem que nasci no Brasil e aqui posso falar português!

Esta colunista acredita que, diferentemente do texto “Português de Trás-os-Montes, não será necessário usar o espaço da próxima edição para traduzir as palavras e expressões em itálico. Caso o leitor queira, pode solicitar a tradução por e-mail no yahoo.com.br. Mas não se esqueça de digitar underline entre aya e ribeiro. Caso contrário, encontrará em seu mail box o incômodo aviso: delivery error.

Bye, bye...

Ormezinda Maria Ribeiro- Aya é Doutora em Lingüística e Língua Portuguesa pela Unesp.aya_ribeiro@yahoo.com.br



Publicado originalmente em: RIBEIRO, Ormezinda Maria. Minha Pátria é minha língua V: Português Nosso de Todo Dia. In: Jornal Cidade Livre. Uberaba. Ano III, nº 1184, 13-10-2006, p. 02.

Nenhum comentário: